Voltar
Home Blog Voltar

Carlos Eduardo Mestieri, um profissional com história e marca de sucesso.

Postado em: 01/09/2010 por Flávio Schmidt

Como um dos mais respeitados profissionais de Relações Públicas do mercado, Carlos Eduardo Mestieri é também reconhecido como o profissional líder na área, atuando sempre na vanguarda da comunicação. Ele é proprietário da Inform Consultoria de Relações Públicas e comanda a Rede Inform de Comunicação.
 
Além disso, Mestieri é também reconhecido como um profissional empreendedor e eficaz na gestão empresarial. Com uma visão acurada de gestão administrativa, ele aplicou desde que fundou a Inform, os princípios da administração moderna na gestão e administração de uma agência de comunicação.
 
Hoje, como consultor na área de Relações Públicas, ele fala sobre essa característica empreendedora e visão de administração eficaz.
 
Para começar ele nos relata brevemente sua trajetória de sucesso e de sua visão empreendedora que o conduziu no caminho da internacionalização - do Brasil para o exterior - no momento em que as grandes agências internacionais vieram buscar mercado aqui no Brasil.  
 
Eu não queria mais ter um escritório com muitas pessoas, como foi a Inform no passado. Eu queria uma célula que produzisse resultados de qualidade superior. E não é só isso, eu queria trabalhar com parceiros iguais a mim, com essa mesma qualidade.  
 
Foi por isso que resolvi criar, na década de 90, a Rede Inform, que hoje está presente em Fortaleza, Recife, Natal, Salvador, Minas Gerais, Distrito Federal e no Rio Grande do Sul. Na América Latina, na Argentina, Uruguai e Chile e por meio de nossa parceria com a LPM, uma agência de RP portuguesa, temos um braço forte na Europa com as suas coligadas em vários países. 
 
Nesse momento, estamos conduzindo, para a associação de Turismo da cidade de Lisboa, um importante programa de relações internacionais, que tem como objetivo divulgar e fortalecer a imagem da cidade de Lisboa como destino turístico de modernidade junto aos brasileiros. 
 
Com sete dos nossos coligados locais desenvolvemos ações de aproximação e relacionamento em todo o Brasil, além de forte trabalho de comunicação digital, com portais de turismo e meios como o blogs, twitter e Facebook e de publicidade com apoio da Full Tecno, uma empresa do grupo FullJazz.
 
Por falar em eficácia, seguem alguns resultados desse trabalho, que começou em 2008 e já obteve o maior índice numérico de turistas brasileiros em Lisboa. Apesar da crise, em 2009, alcançamos a marca de 377 mil pernoites, representando mais de 95% da melhor expectativa esperada pela associação, que era de 400 mil pernoites. Somente de janeiro para cá houve um aumento superior a 50% de pernoites em Lisboa. E a medida que avançamos na temporada aumenta ainda mais esse índice.
 
Veja o case completo e constate o resultado dessa busca pela qualidade e eficácia em Relações Públicas. Depois desse inquestionável relato de sucesso, leia agora a entrevista que Carlos Eduardo Mestieri concedeu ao universoRP.  
 
Para você, qual é a diferença entre eficiência e eficácia?
 
No Aurélio você encontra eficácia com o mesmo significado de eficiência. No entanto, para mim vejo diferenças significativas. Do ponto de vista de comunicação, você pode ser eficiente no seu trabalho sem ser eficaz. Quer dizer, você realizou todas as atividades como era esperado, mas não conseguiu o resultado desejado, portanto, você pode dizer que foi eficiente, mas a ação não foi eficaz.
 
A PróImagem utiliza o termo Comunicação Eficaz de modo correto, pois é a comunicação que transforma, que alcança todos os resultados. 
 
Baseado nesses aspectos, qual foi a eficácia da trajetória da Inform no mercado de relações públicas?
 
Meu caro Flávio, você que trabalhou conosco durante tantos anos com certeza absorveu isto de nossa filosofia, pois a INFORM em seus 35 anos de fundação sempre foi muito eficaz, sempre produzindo ótimos resultados para todos os seus clientes. Exemplo disso é o tempo em que os clientes permanecem na INFORM e o fato de nossa visão estar voltada para a comunicação multidisciplinar. Comunicação não se faz só com Assessoria de Imprensa ou outra ferramenta de comunicação, mas sim, com a ação conjunta de todas as áreas de Relações Públicas.
 
A bem da verdade, o profissional de Relações Públicas tem uma visão mais ampla da utilização de cada uma dessas ferramentas, mas sempre tivemos na INFORM profissionais de todas as áreas. Por exemplo, como não se valer de toda a comunicação digital? Se ontem você tinha os folhetos institucionais, hoje você tem os sites e portais, os blogs, os twiters, as mídias sociais. A imprensa a cada dia se torna mais “on line”. Como não ter em sua empresa de comunicação experts em cada uma dessas áreas? Foi por isso que a INFORM, ao invés de se verticalizar, criou, na década de 90, a Rede INFORM de Comunicação. 
 
Em sua opinião, o que você acha que as empresas esperam receber das agências de Relações Públicas para obterem sucesso em seus negócios?
 
Em primeiro lugar – competência profissional. Uma visão holística. Uma consultoria eficiente no sentido de recomendar a melhor atividade no momento certo. Uma formação acadêmica e um pós graduação nas áreas de negócios e, especialmente, em administração. Falar a língua do empresário e reforçar o conceito de custo benefício é determinante para o sucesso do trabalho. 
 
Nesse aspecto, o que é para você uma Comunicação Eficaz?
 
Aquela que transforma e traz resultados duradouros. Aquela que realmente auxilia a empresa ou entidade a ter e manter um conceito real e positivo. Aquela que não permite que um segundo de um jornal televisivo venha destruir anos de construção de imagem e reputação de uma empresa. 
 
 
 
Se você quiser falar diretamente com Carlos Mestieri é só mandar mensagem para cmestieri@redeinform.com.br.
 
Se você quiser mandar mensagem para o universoRP, escreva para universorp@universorp.net.
 
 

Ver todas as Entrevistas
Voltar Home Topo
Copyright © Todos os Direitos Reservados
Pro Imagem e Universo RP são marcas registradas.

Desenvolvimento
W2 Websites