Voltar
Home Blog Voltar

Quais são suas reais preocupações com a comunicação interna?

Postado em: 24/09/2010 por Flávio Schmidt
O que você pensa sobre crises empresariais?
 
O mês de setembro foi dedicado à comunicação interna eficaz. Muitos aspectos dessa área foram evidenciados e colocados para análise de todos os que têm interesse pela área.
 
Certamente não conseguimos falar sobre tudo, há ainda muita coisa que precisa ser avaliada e refletida. Por exemplo, como abordar um outro contexto da comunicação interna voltado para o dia a dia do profissional, como:
 
Quando a Comunicação Interna Cai na Real
 
Fora a teoria e a conceituação, que são extremamente importantes para o entendimento e desenvolvimento correto da comunicação interna, existe uma outra realidade que precisa ser tratada objetivamente e que é vivida diariamente pelos profissionais que atuam na área.
 
Estamos falando dos assuntos do dia a dia do profissional e, em especial, aqueles que estão sendo apontados como tema de preocupação imediata e discutidos nos grupos de comunicação interna do Orkut, Facebook e LinkedIn, por exemplo:
 
• Como fica a combinação das informações de recursos humanos com as de comunicação interna institucional. Elas devem ser separadas?
• Como ficam as questões do ambiente administrativo e os fatores higiênicos para os funcionários. Se eles não estão satisfeitos com as condições básicas como fazê-los entender e respeitar o que a área de CI está comunicando?
• Como a CI pode atuar como prestadora de serviços para outras áreas internas.
• Como abordar a sustentabilidade e a resp. social em CI.
• A CI deve apoiar as ações sociais como campanhas de agasalho, arrecadação de alimentos, doação de sangue, etc ou isso deve ser responsabilidade de RH.
• Qual deve ser a atuação da CI nas SIPATs? A CI deve coordenar campanhas de segurança e proteção ao trabalhador, controle de qualidade?
• A CI deve incluir profissionais terceirizados no processo? Como?
• A área de marketing pode ser coordenadora da comunicação interna?
• Quais e quantas informações existentes nos outros departamentos da empresa poderiam fazer parte da CI?
• Como a CI poderia desenvolver parceria com os outros departamentos?
• Para que e para quem servem as políticas de CI? Para quem trabalha com a informação ou para quem detém ou fornece a informação?
• Os colaboradores precisam conhecer as regras e políticas da CI?
 
O que você acha disso tudo? Você está envolvido com algum desses temas? Gostaria de contribuir com sua opinião e experiência adquirida? Comente aqui no Blog do Flávio.
 
Certamente, vamos falar sobre essas e outras questões, porém existe mais uma questão que precisa ser imediatamente respondida:
 
• Qual deve ser a responsabilidade da CI nos processos de identificação, controle e prevenção de crises e riscos corporativos?
• Qual deve ser o papel e atuação da CI na área de crise corporativa?
 
Nesse mês de outubro vamos tratar desse tema atual e extremamente importante para a continuidade dos negócios da empresa e que precisa ser tratado com muita responsabilidade pela área de comunicação interna.
 
Se quiser colaborar, mande suas opiniões e sugestões via comentários ou pelo email universorp@universorp.net
 
 
Um abraço
 
Flávio



Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios

Entre em contato conosco pelo formulário abaixo:

Nome: * Nome (obrigatório)
Email: * Email (não será publicado) (obrigatório)
Mensagem:
*














Voltar Home Topo
Audemars Piguet replica watches Rolex Replica Watches www.replicareps.com
Copyright ? Todos os Direitos Reservados
Pro Imagem e Universo RP são marcas registradas.

Desenvolvimento
W2 Websites

IWC Replica Watches Richard Mille Replica Watches breitling replica watches Patek Philippe Replica Watches Rolex Replica Watches