Porque se fala tanto em comunicação de crise no mercado e as empresas e os profissionais estão sempre esperando que ela aconteça?
Dezenas de técnicas de ação e treinamento foram criadas para aparelhar os executivos e deixá-los preparados para enfrentá-la, quando ela vier. Empresários, executivos e alguns profissionais, apesar de estarem treinados, torcem para a crise não chegar. Outros torcem para ela acontecer e testar a força de seu treinamento.
Está bem, eu sei. O mercado é implacável e coloca as empresas em permanente exposição a crises corporativas, de todo tipo. Mas será que profissionais e empresas precisam ficar sempre esperando a crise chegar?
Você acha que as empresas podem se dar ao luxo de enfrentar crises num mundo como o mercado atual, altamente competitivo e feroz? Você acha que sua empresa pode perder posições, share e dinheiro por causa de crises indesejadas?
Não, as empresas não podem e não devem ficar sujeitas à crises, sem tentar assumir controle e impedir que elas se estabeleçam.
Você acredita nisso? Você acha que é possível criar mecanismos para evitar que as crises aconteçam e ser capaz de manter sua empresa em primeiro lugar, segura e tranquila?
Trata-se de um processo de análise em profundidade dos potenciais riscos, definição dos cenários e preparação de planos de ação por grupos de riscos. A prevenção prevê a elaboração de mecanismos para que os riscos sejam identificados em seus indícios, ainda em seu nascedouro, e devidamente tratados e eliminados antecipadamente.
Prevenção não quer dizer estar preparado para enfrentar a crise quando ela se instalar. É estar preparado para praticar a antecipação e agir de forma eficaz tomando decisões corretas e imediatas para corrigir e eliminar qualquer tipo de indício de risco antes que ele se torne concreto.
A prevenção determina as formas de eliminação do risco quando ele ainda é inofensivo à segurança e ainda é incapaz de produzir impacto ou qualquer tipo de prejuízo.
Antecipar é uma demonstração de responsabilidade. Para isso você precisa posicionar a empresa frente aos problemas. Você precisa desenvolver uma cultura de Prevenção.
A PróImagem domina e desenvolve todos os mecanismos para você e sua empresa ficarem longos períodos sem crises.
Agora ela esta fazendo parceria com a Brasiliano para atuar em todos os níveis e áreas de prevenção dentro do processo de Gestão de Riscos Corporativos desenvolver a proteção das organizações contra riscos e crises corporativas.
Leia a entrevista com o Brasiliano e saiba um pouco mais sobre a associação da comunicação de crise com a gestão de riscos corporativos.
Um abraço