Voltar
Home Blog Voltar

Como implantar a Comunicação Interna de forma correta e eficaz?

Postado em: 17/01/2011 por Flávio Schmidt
 
Ultimamente, tenho ouvido muitos depoimentos sobre a eficiência da comunicação interna. Muitos de sucesso, mas também muitas reclamações sobre o seu resultado.
 
Uma é que as pessoas não se interessam pelos assuntos divulgados internamente.
Quando você faz uma sondagem interna, percebe que os funcionários não lembram ou identificam os assuntos que você divulgou naquele mês.
 
Outra é que não há o engajamento desejado.
Quando você lança um programa, o retorno e a participação são ainda muito pequenos.
 
Essas duas questões são uma realidade. Entretanto, na grande maioria das vezes, o problema não está nos funcionários, está no modo como se faz a comunicação interna.
 
Não basta apenas implantar novos meios e canais de comunicação. Simplesmente criar um meio interativo e lançar. Não é porque estamos sendo criativos e lançando novos meios, que os funcionários vão automaticamente se engajarem. Existem muitas razões, mais do que imaginamos, que levam os funcionários a não se engajarem num programa de comunicação.
 
Você sabe quais razões são essas?
 
Cada empresa tem sua realidade, seu histórico, sua cultura e o modo como a comunicação interna foi sempre conduzida. Tem empresas que o funcionário não dá importância para a comunicação interna ou, até mesmo, não acredita nela, por mais que você se esforce e seja criativo, implantando novos meios, novas formas, etc...
 
Entre as inúmeras razões, você precisa pensar em duas questões básicas.
 
A comunicação interna compete diretamente com a comunicação externa.
Com o nível de informação existente no mercado e a facilidade de atualização do conhecimento com a comunicação digital, os funcionários, antes de chegar ao trabalho, já estão bem informados e são muito mais exigentes do ponto de vista de qualidade da informação interna. Durante o dia, em segundos, eles buscam novas informações. Acessam portais e blogs de toda parte do mundo, trocam informações no twitter e acessam informações internacionais da própria empresa, muitas vezes antes dos seus próprios executivos. Eles não querem uma comunicação interna atrasada em relação ao próprio tempo deles.
 
Se você não souber o perfil e interesse do seu público, não terá uma comunicação interna eficaz.
As empresas terão muitas dificuldades em entender e satisfazer os interesses internos e alcançar seus objetivos, se não souber o quê e que tipo de informação interessa para o seu público interno.
 
Você sabe qual é o perfil do seu público interno?
Sabe o que eles querem e quais informações são mais importantes para eles?
 
O sucesso de sua comunicação interna depende das respostas completas e exatas dessas duas perguntas. Mas para respondê-las corretamente você precisa fazer um levantamento adequado de informações, definir um plano de ação correto e realizar o treinamento da equipe e dos envolvidos na comunicação interna.
 
Somente assim, você poderá implantar o processo correto de comunicação interna e alcançar com eficácia o resultado que você, sua empresa e seus funcionários desejam.



Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios

Entre em contato conosco pelo formulário abaixo:

Nome: * Nome (obrigatório)
Email: * Email (não será publicado) (obrigatório)
Mensagem:
*














Voltar Home Topo
Copyright © Todos os Direitos Reservados
Pro Imagem e Universo RP são marcas registradas.

Desenvolvimento
W2 Websites