A comunicação corporativa é importante em qualquer momento da vida da empresa, porque representa o processo de relacionamento dela com seus públicos de interesse e o seu nível de qualidade. E todos sabem que uma empresa, nos tempos atuais, não pode prescindir dessa boa comunicação.
Porém, em tempos de crise como este que estamos vivendo – ainda que a crise seja perceptiva e, principalmente por causa disso – a comunicação corporativa deve ser conduzida de forma mais orientada, a fim de neutralizar os seus efeitos na vida da empresa e em sua imagem corporativa.
Não existe uma fórmula pronta para a ação do comunicador, porque as empresas são distintas e as circunstâncias que as cercam são sempre peculiares. Mas assim como existem as normas de conduta humana de princípios éticos e morais, existem também fundamentos básicos de comunicação corporativa que toda empresa organizada deve adotar.
Por isso, depois de analisar a crise sob aspectos diferentes do que a visão comum do mercado vem fazendo, vamos agora falar um pouco sobre o que a comunicação corporativa pode fazer para ajudar a empresa a se manter protegida da crise. Esse conteúdo está apresentado no artigo Dicas e Recomendações para a Comunicação Corporativa superar a crise.
Esse artigo trás alguns dos fundamentos da CC, que não podem deixar de ser observados. Ainda que você não os aplique integralmente, avalie quais deles você já desenvolve e aproveite os demais que forem úteis para você nesse momento. Entretanto, mais importante que tudo é fazer uma reflexão sobre as circunstâncias de sua empresa e como você poderá utilizar essas recomendações no seu dia-a-dia. Mas não deixe de fazer isso imediatamente.
Espero que as recomendações de ações sejam úteis e que você possa ser bem sucedido diante da atual situação. E mais uma vez, não posso deixar de alertar. Lembre-se, a crise pode estar em todos os lugares, menos em sua cabeça.
Boa leitura e sucesso no seu trabalho.