O livro traz o perfil atualizado de Relações Públicas em todo o mundo.
A professora Andréia Athaydes apresenta, em primeira mão, para professores, alunos e profissionais de todo o Brasil, o livro que servirá de referência para o mercado e a academia de Relações Públicas em todo mundo. The Global Public Relations Handbook é uma publicação norte-americana, editada pelos Phd’s, Krishnamurthy Sriramesh e Dejan Vercic, que reuniu professores de diversos países para mostrar como é o ensino, a pesquisa e a prática do profissional de RP nos cinco continentes.
Inicialmente, Andréia havia sido convidada pelo professor da Universidade da Flórida, Juan Carlos Molleda, para atuar como fonte de informações brasileiras sobre a atividade de Relações Públicas, mas pelo conjunto de seu material acabou sendo indicada e aceita para ser integrante desse importante livro, que representa um raio-x global do ensino e da prática de Relações Públicas no mundo.
O livro traz “cases” e pesquisas sobre a profissão em nações das três Américas, Europa, África, Ásia e Oceania, com informações de caráter acadêmico e de mercado. De acordo com Andréia, The Global Public Relations Handbook será um importante instrumento de estudo e consulta para profissionais, professores e alunos, principalmente sobre Relações Publicas Internacionais. Segundo Andréia, “o livro traça um panorama de como se dá, na prática, a atividade, em diferentes nações de diversas partes do mundo”. O livro vem atender a uma demanda crescente, pois “é comum o interesse pela realidade da profissão em países como Alemanha, Austrália, França, Portugal e EUA”, comenta ela.
Brasil Adotou a Terceira Via
Essa curiosidade pode ampliar a visão a respeito do papel da atividade e do profissional de Relações Públicas no mercado. De acordo com Andréia, nos EUA o RP é mais pragmático e atua em empresas diretamente ligado às áreas de marketing e do negócio propriamente dito. Enquanto que na Europa, o profissional trabalha focado nas ações de responsabilidade social das corporações. O Brasil e a América Latina, de maneira geral, adotaram um modelo híbrido desses dois perfis (terceira via), o que, na opinião de Andréia, pode se tornar um diferencial no mundo da comunicação.
No momento, não está prevista a sua publicação no Brasil, nem mesmo a tradução para a língua portuguesa ou espanhola. Quem tiver interesse em adquirir o livro deve entrar em contato diretamente com a editora americana www.routledge.com .
“É uma pena, pois o livro pode ser útil para as universidades brasileiras que poderiam usá-lo em suas disciplinas e para o mercado ter referências atualizadas”, comenta Andréia.
Quem sabe as universidades ou mesmo empresas poderiam se mobilizar para traduzir e publicar esse que pode ser considerado o novo Atlas de Relações Públicas no mundo.
Se você quiser trocar informações sobre o livro diretamente com Andréia Athaydes escreva para athaydes@plug-in.com.br ou se quiser fazer algum comentário para ser publicado, envie sua mensagem para universorp@universorp.net .