A PróImagem acaba de concluir mais um curso de extensão profissional, realizado na FESP/FAPI, em parceria com a Brasiliano&Associados, sobre o Programa de Proteção das Organizações contra Riscos e Crises Corporativas.
No contexto atual nenhuma empresa pode se dar ao luxo de viver uma situação de crise. Baseado nesse princípio, a PróImagem desenvolveu um processo de comunicação, integrado ao Método Brasiliano, para as empresas se protegerem dos riscos e das crises corporativas.
Foram dois dias de aprofundamento e discussão com análises de cases e exercícios práticos sobre o tema.
O modelo traz três princípios básicos:
A união das técnicas das áreas de Gestão de Riscos com as da Comunicação de Crises
A área de Gestão de Riscos domina a técnica e o controle dos riscos e a Comunicação de Crise cuida do tratamento e segurança da informação.
“A implementação dessas áreas é vital para a saúde de qualquer empresa que encontra-se em qualquer fase, antes ou durante uma crise”.
“Ainda hoje existem divisões internas, fruto do conceito de gestão verticalizada. A associação entre Gestão de Riscos e Comunicação de Crises busca esta quebra de paradigma, eliminando as fronteiras invisíveis, que cegam o objetivo comum”.
A mudança de paradigma com a visão e tratamento do risco no lugar da visão da crise e o seu gerenciamento.
É determinante mudar o foco da crise para a visão do risco. O risco é a indicação de um acontecimento futuro e, portanto, possível de tratamento antecipado. A antecipação é uma questão de responsabilidade profissional.
“Ainda estou impressionado com o volume de informações e o nível dos debates. Prever o que pode ocorrer no futuro e tratá-lo foi o melhor resultado do curso”.
A união e o fortalecimento das duas áreas contribuindo para que organizações passem longos períodos de segurança e tranqüilidade.
O curso reúne, ao mesmo tempo, profissionais das duas áreas transformando a dinâmica num processo rico de troca de informações e aprendizado.
“O resultado do curso foi de elevado aproveitamento, em especial pelo critério das abordagens apresentadas. Os debates permitiram uma rica experiência e proporcionaram enorme aprendizado”.
“Sem dúvida os momentos de troca de experiências, durante as discussões dos cases, foram os destaques. A sinergia do grupo permitiu conhecer a amplitude de nossas vulnerabilidades e o trabalho que temos pela frente”.
“O resultado foi muito positivo por permitir conhecer pessoas e empresas com as mesmas preocupações e principalmente por nortear sobre as ações, relações e preocupações para a prevenção de crises e se isso for inevitável, o caminho para uma boa gestão”.
O curso teve elevado nível com a participação de profissionais das duas áreas, que contribuíram para o sucesso do encontro.
Fernanda Nicola Zattar - Klabin
Jaime Rodrigues - Fac Anhanguera
João Bosco de Araujo - Schincariol
Josiane de Souza Gouveia - Tv Globo
Mariana Rossi Campos - Vale do Rio Doce
Nilton Cesar de Jesus - Schincariol
Osvaldo Roberto Missio - Consultor
Sergio Dantas - Porto Seguro
Vera Ferreira Giglio - Klabin
Agradecemos a todos os participantes do curso, pois cada um contribuiu de forma significativa para elevar ainda mais a qualidade e o nível do encontro.