Toda mídia ao mesmo tempo / Tudo ao mesmo tempo agora
“É o conceito do teórico canadense Marshall McLuhan que descreveu, há 40 anos, um ambiente comunicacional criado pelas tecnologias eletroeletrônicas. Hoje, porém, a Aldeia Global já não é a mesma. O ambiente perceptual modificou-se:o vídeo na internet, o rádio e a televisão no celular, o telefone no computador, o livro eletrônico, as redes sociais e microblogs, a mídia redefine e cria formatos diferenciados. A publicidade está inserida no conteúdo e as empresas descobrem que as marcas pertencem aos seus consumidores. Vivenciamos uma outra comunicação”
Essa foi a concepção adotada pela Faap em sua 32ª Semana da Comunicação. E não poderia ser mais adequada, pois estamos vivendo e praticando o conceito em sua essência.
A informação e a comunicação decorrente dela estão intrínsecas na vida da sociedade, nas empresas, nas mídias, nas pessoas. Impressionam por suas velozes e permanentes mudanças, não apenas nas formas de comunicação, mas principalmente nos modos e costumes das pessoas, transformando-as em agentes de mídias pessoais.
Ainda, segundo o conceito do programa: “O meio é a mensagem”, mas na verdade, o Homem é o Meio, a Mídia é Humana. E todas as coisas por mais evoluídas que venham a ser não conseguirão se libertar dessa condição, de todas as coisas existirem e acontecerem em torno e em função do homem.
O programa, extenso e complexo, da 32 Semana da Comunicação, da FAAP não foi apenas um grande fórum de debates de temas atuais, marcou e confirmou a necessidade humana das pessoas se comunicarem e transformarem tudo em relacionamento.
E por mais que se tente evitar, o programa com essas características, tratou de maneira incontestável das relações humanas e, na essência, de Relações Públicas. Em todas as palestras, em todos os painéis e em todos os temas, o assunto tratado era sobre as múltiplas faces das Relações Públicas.
Parabéns à FAAP e aos organizadores do encontro pela brilhante iniciativa e a competência para gerar o aprofundamento do debate daquilo que a sociedade mais está comprometida: a comunicação de relações públicas.