Comemorar 455 anos de existência já seria por si só um fato impressionante. Mas 455 anos com a história que São Paulo construiu é demais para qualquer cidadão do mundo.
Ela é significativa pelo que representa de forma geo-política e econômica ou por sua importância mundial e seu posicionamento estratégico no planeta. Mas, mais do que isso, a história da cidade de São Paulo é exuberante por sua gente, pelo que representa sua cultura e desenvolvimento humano e social.
Se não é a única, é ela que contém todas as raças e culturas do mundo. O paulistano (cidadão natural da capital de São Paulo) é ultra miscigenado. Aqui existem paulistanos japoneses, italianos, alemães, libaneses, asiáticos, ingleses, norte-americanos, chineses, franceses, mexicanos, espanhóis, australianos, árabes, israelenses, noruegueses, turcos, austríacos, marroquinos, russos, africanos, chilenos, canadenses, colombianos, dinamarqueses, peruanos, havaianos, uruguaios, argentinos, bolivianos, equatorianos, etc......
Também existem muitos paulistanos brasileiros, vindos de todas as partes do Brasil. Aqui os paulistanos são também portugueses, já que a história de São Paulo se confunde com a história de Portugal.
Além do mais, o cidadão paulistano não tem somente uma origem, muitos são ultra-miscigenados porque tem mais do que uma origem. Existem paulistanos filhos de espanhóis e italianos, filhos de italianos e portugueses. Eu mesmo sou um paulistano filho de português e alemão.
O cidadão paulistano é branco, negro, oriental, índio e existem também os paulistanos caipiras, vindos do interior de São Paulo e os nascidos de famílias naturais das terras da capital.
Nossa gente concentra todas as culturas do mundo e se confunde com a gente do mundo. O paulistano pode ser considerado um cidadão do mundo.
São Paulo ficou conhecida como a cidade do trabalho, porque toda essa gente chegou aqui com um sonho na bagagem e uma ilusão na mente. Vieram para construir uma vida nova, mais digna e humana. Vieram aqui com o sonho do trabalho, trabalharam muito e continuam trabalhando. Vieram em busca da felicidade e a encontraram aqui.
São Paulo é uma grande obra porque todos vieram com um grande sonho. São Paulo é grande por que essa gente é grande.
Essa característica da vida da cidade está registrada na canção de Billy Blanco, chamada “Sinfonia Paulistana”.
Acompanhe a letra e ouça a canção no link abaixo:
Começou um novo dia, já volta
Quem ia, o tempo é de chegar
De metrô chego primeiro, se tempo é dinheiro
Melhor, vou faturar
Sempre ligeiro na rua, como quem sabe o que quer
Vai o paulista na sua, para o que der e vier
A cidade não desperta, apenas acerta a sua posição
Porque tudo se repete, são sete
E às sete explode em multidão:
Portas de aço levantam, todos parecem correr
Não correm de, correm para
Para São Paulo crescer
Vão bora, vão bora, olha a hora
Vão bora, vão bora, vão bora, vão bora
Olha a hora, vão bora, vão bora, vão bora
http://br.youtube.com/watch?v=JTmdVFEHyas&feature=related
Assim o paulistano vai vivendo e envelhecendo na cidade.
E como diz o “IRA” em sua música “Envelheço na cidade”
Mais um ano que se passa ......
Já não tenho a mesma idade, envelheço na cidade.
Mais um ano que se passa e eu não sei o que fazer!
Um feliz aniversário para mim ou prá você...
Feliz aniversário - envelheço na cidade
Feliz aniversário - envelheço na cidade
http://br.youtube.com/watch?v=Nm8CdzMDH-s
Assim é a vida da maioria dos paulistanos, que querem envelhecer na cidade por que a amam e porque construíram suas vidas aqui.
Parabéns São Paulo.
Obrigado por me dar tanta alegria e satisfação.
Feliz Aniversário São Paulo.