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Grupo universoRP discute Relações Públicas e o diploma de jornalistas

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O que muda ou pode mudar para o universo de Relações Públicas depois da desobrigação do diploma de jornalistas. O grupo se reuniu para discutir esse assunto sob o ponto de vista exclusivo de Relações Públicas.


O encontro foi realizado no último dia 30 de junho, no restaurante The Bridge, localizado no Centro Britânico, em Pinheiros, São Paulo, para discutir, entre outros assuntos, o atual cenário de Relações Públicas diante da desobrigação do diploma de jornalismo.

Estiveram presentes no encontro, João Alberto Ianhez, Yara Moraes, Ágatha Camargo, Meire Fidelis, Elaine Lina, Simone Bambini, Isabel Rodrigues e Flávio Schmidt.

Também esteve presente o profissional Backer Ribeiro Fernandes (quarto da esquerda para a direita na foto), convidado de Simone Bambini, que se tornou o mais recente integrante do grupo. Ele é formado em Relações Públicas desde 1982, pela Casper Líbero e tem larga experiência no setor governamental. É especializado na área socioambiental e desenvolve, com sua agência Communità, projetos de Relações Públicas para empreendimentos que precisam se relacionar com comunidades, lideranças e representantes de entidades e organizações não governamentais. Depois da chegada de Yara Moraes e Andréia Athaydes, Backer é, agora, o décimo terceiro integrante do grupo e vem acrescentar qualidade aos nossos encontros e debates.

A inexigibilidade do diploma de Jornalismo e o panorama para Relações Públicas.

Os integrantes do grupo entendem que não devem manifestar opinião de juízo a respeito da decisão do STF, porque, de qualquer modo, o fim da obrigatoriedade do diploma não altera a atual relação existente entre jornalistas e relações-públicas. Além disso, os próprios jornalistas ainda estão discutindo as questões provenientes dessa decisão e são eles que devem definir como e em que nível e circunstância vão seguir daqui para frente.

O que muda ou precisa mudar

Avaliaram, no entanto, duas questões importantes de posicionamento. A primeira relativa à academia, que terá seu papel fortalecido na medida em que ela existirá para dar formação adequada aos novos profissionais e que esse será o diferencial para o mercado. Com isso, espera-se que ocorra uma correta inversão de princípios e valores, com alunos ingressando na universidade em busca de real conhecimento e não apenas para possuírem um diploma e exercerem qualquer tipo de papel no mercado.

A segunda, mais importante ainda, é que essa situação cria importantes oportunidades de fortalecimento da atividade e dos próprios profissionais que devem, a partir de agora, se posicionar com mais intensidade buscando demonstrar que o Profissional de Relações Públicas é o especialista da comunicação organizacional.
Por essa razão, esperam e recomendam que todos deem apoio às iniciativas que venham reforçar a importância da atividade e dos profissionais junto aos empresários e executivos de empresas.

Atitudes e Postura do grupo diante da nova situação

O grupo considerou que os encontros mensais e o universoRP devem ser fortalecidos para reforçar a importância da atividade diante desse momento crucial que passa a área de comunicação e que terão uma participação mais efetiva nesse movimento. Assumiram o compromisso de transformar as próprias ações do grupo num movimento dirigido aos empresários e executivos de empresas e instituições, para reforçar o entendimento deles sobre a área de Relações Públicas. Além da ação individual de cada integrante, o grupo pretende promover um encontro maior, no próximo semestre, dirigido a empresários e executivos, a fim de discutir o papel e a importância de Relações Públicas para as organizações.

Por fim, o grupo considerou também que a ABRP, como entidade civil de interesse privado, deve ser fortalecida, pois, tem representatividade e legitimidade para exercer esse papel de fortalecimento da atividade de acordo com os interesses da profissão.

Com esse encontro e as importantes decisões, o grupo universoRP vem cumprindo sua finalidade de debater em profundidade os temas relacionados à atividade de Relações Públicas.

Se você quiser enviar sua opinião e sugestões, escreva para universorp@universorp.net

Sua contribuição será valiosa para iniciarmos esse movimento positivo para fortalecer Relações Públicas no universo empresarial.



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