Programa de Proteção das Organizações contra Riscos e Crises Corporativas - Um novo modelo de Comunicação de Crises
(Módulo Avançado)
Nenhuma empresa pode se dar ao luxo de enfrentar uma crise nesse momento altamente competitivo do mercado. Nesse curso você vai aprender muito mais do que administrar ou gerenciar uma crise. Vai aprender a identificar os riscos inerentes da empresa e como fazer para evitá-los e não deixar a crise acontecer. Prevenir uma crise evita os efeitos danosos na imagem da empresa, os custos decorrentes dela e o coloca em vantagem competitiva diante de seus concorrentes.
Prevenir é uma demonstração de Responsabilidade.
A Comunicação Corporativa não pode mais ficar distante e alheia aos riscos corporativos inerentes ao negócio da empresa. Ela tem que sair fora do quadrado do gerenciamento de crises e atuar no espaço aberto da proteção corporativa. A comunicação de crises tem papel preponderante no processo de informação e conscientização dos públicos interno e externos envolvidos com a empresa.
Venha conhecer um novo modelo de comunicação de crises e esteja alinhado às novas tendências e exigências das empresas no mercado.
Se você ainda não foi convocado por sua empresa para atuar nesse nível, saiba que logo será chamado. Então, não espere para ver o que irá acontecer. Antecipe-se. Demonstre sua preocupação e responsabilidade antecipando uma proposta de um novo modelo de comunicação de crises.
Se a comunicação corporativa não se posicionar à frente dos problemas corporativos, não estará cumprindo sua responsabilidade corporativa. Pode ter certeza de que alguém ou outro departamento fará isso em seu lugar.
O curso tem como objetivos:
• Avaliar o contexto em que as empresas estão envolvidas atualmente e demonstrar porque elas não podem mais correr o risco de enfrentar uma crise, seja por conseqüências advindas do mercado ou por suas próprias atitudes ou de seus executivos.
• Avaliar e identificar as diferenças entre prevenir, administrar e gerenciar uma crise.
• Demonstrar como a empresa pode atuar no modo de prevenção eliminando os indícios e riscos e vivendo longos períodos de tranqüilidade sem crise.
• Definir os mecanismos de prevenção off e online.
• Posicionar a empresa no modo de segurança e proteção corporativa e proporcionar ganhos e vantagem competitiva para ela.
Como proteger as organizações dos Riscos Corporativos e acabar com as Crises de Comunicação
Programa – 1º Dia – 08 horas
Contexto
Quando as empresas eram pegas de surpresa
Quando elas aprenderam a gerenciar a crise
Quando elas aprenderam a se preparar para gerenciar uma crise
Definições
Crises e Emergências
Fatores Ponderáveis e Imponderáveis
Exercícios e Dinâmicas
Modelo de Desenvolvimento de Crise
Fato Gerador
Fase Inicial - Oportunidades e Ameaças
Fase Aguda - Fase Latente
O Gerenciamento Tradicional da Crise
Fato Gerador - Comitê de Crise
Fase Inicial - Entrada na Crise - Primeiros Passos - Controle
Fase Aguda - Saída da Crise
Fase Latente - Resultados
As Crises nas Redes Sociais
Como elas acontecem
A Síndrome do Leite Derramado
Como a empresa deve se posicionar
Como planejar a presença segura nas redes sociais
Estudo de Cases
Resultado da Pesquisa
Exercícios e Dinâmicas
Programa – 2º Dia – 08 horas
O Programa de Prevenção de Crise
Prevenir é Melhor que Remediar
O estudo ambiente interno e externo
Pesquisa – Auditoria de Informações
A Antecipação
Resultado da Pesquisa
Exercícios e Dinâmica
O Círculo
Pesquisa - Mapeamento dos Riscos
Grupos de Riscos - Definição de Cenários
Criação de Cenários - Riscos potenciais
Medidas preventivas - Medidas de controle e informação
Elaboração dos procedimentos - Preparação dos planos e
processos de comunicação
Classificação e Severidade de Riscos
Planos de Ação – Contingência – Emergência - Comunicação
Campanha de Comunicação e Consulta
O que é e para que serve
Objetivos
Comunicação
Orientar e Conscientizar sobre a importância do
programa de Gestão de Riscos. Compreender as
bases sobre as quais as decisões serão tomadas
Consulta
Identificar e compreender as percepções de riscos
e benefícios que cada integrante tem do processo
Estratégias
Ações
Manual de Prevenção
Mapeamento das áreas - Grupos de Ação - Grupos de Atuação - Treinamento
O curso é dirigido a todos aos profissionais de comunicação que atuam nos níveis de direção, gerenciais e estratégicos com visão de administração interna e externa.
Ele também é dirigido a diretores e executivos que atuam nas áreas de marketing, vendas, mercado, administração, administração de recursos humanos e nas áreas específicas de engenharia, segurança, planejamento estratégico, continuidade de negócios, controle de riscos e desastres, meio ambiente e sustentabilidade.
Flávio Schmidt
Com mais de 25 anos de experiência em Comunicação Corporativa, é diretor da PróImagem Comunicação e atua nas áreas de Consultoria, Planejamento, Pesquisa e Diagnóstico, Comunicação Interna, Prevenção e Administração de Crises e Relações Governamentais. É coordenador do site PróImagem e universoRP. Veja mais.
Data, Local e Investimento:
Data: 21 e 22.11.13
Local: FESP / FAPI
Horário: 08h30 às 12h30 / 14h00 às 17h30
Grupos: mínimo 10 pessoas - máximo 30 pessoas
Inscrições individuais - valor R$ 1.500,00
Pode ser parcelado em até três (3) vezes.
Inscrições em grupo de 3 ou mais participantes da mesma empresa – valor a definir
Inscrições pelo info@brasiliano.com.br ou pelo telefone 11 5531.6171 - ramal 4
O curso Programa de Prevenção de Crise está sendo realizado em parceria com a Brasiliano & Associados, responsável pela programação e organização dos cursos conveniados com a FESP.