Relações Internas tem o enfoque na dinamização da comunicação, a partir da análise do ambiente, da identificação de suas características, considerando suas necessidades, interesses e expectativas e prevendo, além do fluxo da informação, o envolvimento e o relacionamento de seus integrantes de acordo com o perfil identificado.
Se, por um lado, ela busca conscientizar os funcionários sobre filosofia, missão, valores, políticas administrativas, diretrizes, procedimentos e atitudes, por outro, deve considerar as relações humanas, o ambiente e as características dos grupos de relacionamento internos e as oportunidades de desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional de cada um.
Comunicação de Relacionamento
No processo da Comunicação Eficaz, a informação acontece, em primeiro lugar, por meio das pessoas e tem como apoio e reforço a estrutura dos meios e veículos de comunicação.
A comunicação deve ser funcional em todos os departamentos e envolver cada um dos funcionários tornando-os engajados pelo comprometimento, garantindo o sucesso do processo. Na prática, a informação chega ao seu destino de forma ágil, com clareza e objetividade e de forma eficiente, evitando defeitos de interpretação, situações de conflito, gerando compreensão, aceitação e boa vontade por parte de todos.
Redes de Comunicação
Um planejamento de comunicação interna eficaz só obterá sucesso se for implementado via Redes de Comunicação, com a presença do agente de informação no local de trabalho e com a participação dos demais funcionários em todos os níveis da organização.
Nesse papel, a área de comunicação interna promoverá campanhas para fortalecer as informações fornecidas pelas áreas e estimular e reforçar o interesse dos funcionários por cada uma das ações desenvolvidas e o engajamento deles no processo. Com as redes você assegura a conscientização, o engajamento e garante a contribuição efetiva de cada um no processo de desenvolvimento e resultados da comunicação interna.
Cultura e Desenvolvimento Humano
Além de buscar a conscientização dos funcionários sobre filosofia, missão, valores, políticas administrativas, diretrizes, procedimentos e atitudes, a comunicação interna deve considerar as relações humanas, o ambiente e as características dos grupos de relacionamento internos e as oportunidades de desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional de cada um.