Nenhuma empresa pode prescindir do nível de qualidade de sua comunicação, nem permitir que as variáveis naturais do tempo, das mudanças do mercado e da comunicação atual e, ainda, das mudanças comportamentais do próprio homem interfiram no processo de modo negativo.
Para evitar que isso aconteça é necessário iniciar e controlar processos a partir de bases confiáveis e informações concretas do que realmente interessam para o seu planejamento e sucesso do programa.
É arriscado esperar que um plano de comunicação dê certo sem um diagnóstico preciso ou nenhuma correção de percurso. Nem é seguro apenas observar e imaginar quais mudanças seriam necessárias para o acerto do plano. A comunicação envolve percepções e expectativas e deve passar por uma avaliação precisa dos comportamentos e necessidades.
O diagnóstico precisa, além de levar em conta que as organizações estão em constante processo de mudanças e que todos os programas devem passar por aperfeiçoamentos constantes, considerar as percepções e expectativas das pessoas e as mudanças de comportamentos individuais decorrentes delas.
A Pesquisa de Opinião e Imagem é um conceito diferenciado de pesquisa qualitativa que proporciona um diagnóstico seguro do perfil da empresa e do clima organizacional. No plano das mudanças organizacionais, visa interpretar as deficiências de relacionamento e de transmissão de informações da organização com seus públicos estratégicos.
O diagnóstico representa, além da constatação quantitativa das opiniões, também suas razões e motivos, avaliando em profundidade os conceitos criados e as percepções e expectativas existentes em relação à empresa.
Essa metodologia pode ser aplicada a qualquer público de interesse da empresa, com funcionários, familiares, clientes, fornecedores, governo, imprensa, concorrentes, simultaneamente ou não, dependendo do diagnóstico que se deseja ter.
Tudo junto: pesquisa de opinião e imagem, diagnóstico combinado e mensuração de resultados
A pesquisa é desenvolvida por entrevistas individuais ou em grupo com a aplicação de diferenciadas técnicas de aprofundamento que extraem por meio da espontaneidade e naturalidade aspectos da percepção e expectativas dos entrevistados para analisar as questões que envolvem o e caracterizam o ambiente pesquisado.
A técnica aplicada é a de roteiro aberto, evitando-se o uso de questionário fechado, que restringe a entrevista e prejudica a espontaneidade. A técnica cria um clima de confiança e informalidade para que o entrevistado faça seus comentários à vontade e, à medida que desenvolve seu próprio raciocínio, estenda-se sobre os aspectos que conheça em maior profundidade sobre a empresa.
A análise é feita pela somatória das opiniões, considerando as percepções, conteúdos, variáveis racionais e emocionais e as referências históricas. Dessa análise, extraem-se os conceitos que são analisados e transformados em Diagnóstico. Para entender o processo de diagnóstico, representamos o diagrama com os elementos resultantes da análise: o Conceito e a Imagem.
O Conceito pode ser Forte ou Fraco e
a Imagem pode ser Positiva ou Negativa
Identificados os elementos e caracterizada sua natureza, eles podem ser cruzados de quatro maneiras:
Conceito Forte Conceito Forte
Imagem Positiva Imagem Negativa
Conceito Fraco Conceito Fraco
Imagem Positiva Imagem Negativa
Os conceitos são formados e extraídos considerando como e quanto o entrevistado conhece a empresa. Portanto, de acordo com a técnica da Pesquisa de Opinião e Imagem, o CONCEITO representa o nível de conhecimento do entrevistado em relação ao assunto que está sendo auditado.
Ocorre a mesma coisa com a IMAGEM que pode ser NEGATIVA ou POSITIVA.
A Imagem é definida identificando-se o grau de satisfação do entrevistado e a natureza da informação que detém.
Seguindo esse raciocínio, podemos ter um CONCEITO FRACO ou FORTE e uma IMAGEM POSITIVA ou NEGATIVA, combinados conforme o caso.
Apenas para entender, vejamos o que acontece quando temos CONCEITO FORTE e IMAGEM NEGATIVA.
Nesse caso, o público tem um nível de informação privilegiado e identifica os aspectos ruins e negativos da empresa. Com este diagnóstico, o profissional saberá que o problema não está na quantidade de informação, mas na qualidade dela ou na própria postura da empresa. Assim, as causas apontadas na Pesquisa de Opinião e Imagem deverão ser corrigidas.
Esta é apenas uma das múltiplas situações que poderão ser identificadas pela Pesquisa de Opinião e Imagem e que revelarão, ao profissional, clara e objetivamente, quais são as razões que levaram as pessoas a pensarem e a se comportarem de determinada maneira. Permitindo ao profissional tomar a melhor decisão quanto ao perfil e tipo de plano de comunicação e ações que deverá adotar.
Que tipo de CONCEITO e IMAGEM tem sua empresa? Gostaria de saber? Então realize uma Pesquisa de Opinião e Imagem.
Nenhuma outra forma de pesquisa oferece um diagnóstico tão profundo e extenso, com resultados tão significativos como essa Pesquisa de Opinião.
Ela é o instrumento adequado e necessário para você transformar todo o processo da comunicação. E se você chegar nesse nível terá feito a comunicação assumir o caráter de arte, transformando preconceitos em conceitos fortes e imagem negativa em positiva, para sua empresa e para você.
Método Diagnóstico Combinado
Um passo além da pesquisa tradicional
Trata-se de um conceito avançado de pesquisa quali-qualitativo com técnica diferenciada que proporciona um diagnóstico seguro do perfil da empresa e do clima organizacional.
Com a identificação precisa das opiniões, percepções e expectativas nos dois níveis - quali-quantitativo, a pesquisa garante a ampla dimensão do diagnóstico com a análise correta do ambiente físico e comportamental, que o profissional precisa para que seu plano de comunicação seja coroado de sucesso.
Mensuração Tridimensional de Resultados
A Pesquisa de Opinião e Imagem é também a melhor forma de Mensuração de Resultados, pois, aplicada com essa finalidade, assegura a identificação das mudanças das opiniões e dos comportamentos dos públicos de interesse, definindo em que nível ocorreu o impacto do programa, quais foram as mudanças ocorridas, o quanto melhorou o conhecimento do público e quanto fortaleceu a imagem institucional da empresa.
A Mensuração Tridimensional avalia o processo antes, durante e depois, identificando as mudanças de opinião, percepção e expectativa de todos os envolvidos.
Nenhuma empresa pode prescindir de um diagnóstico tão preciso como o da Pesquisa de Opinião e Imagem, nem você.