<div><font face="Arial"><span style="font-size: 14px;"><br /> </span></font><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div><strong>Expertise na combina&ccedil;&atilde;o de resultados fez a diferen&ccedil;a para o cliente</strong></div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </div> </span></span></div> <div>&nbsp;</div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div>Conhecer o ambiente de comunica&ccedil;&atilde;o em cada uma das unidades fabris da empresa a fim de diagnosticar o n&iacute;vel dos processos de comunica&ccedil;&atilde;o interna, identificar as caracter&iacute;sticas e melhores pr&aacute;ticas existentes, avaliar os ve&iacute;culos oficiais corporativos e locais e, especialmente, identificar as percep&ccedil;&otilde;es e expectativas dos empregados nesse ambiente.</div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </div> </span></span></div> <div>&nbsp;</div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div>Esses foram os objetivos da Pesquisa de Opini&atilde;o sobre a Comunica&ccedil;&atilde;o Interna da Magneti Marelli, empresa de autope&ccedil;as do Grupo Fiat. A pesquisa foi realizada pela equipe da Pr&oacute;-Imagem, durante os meses de dezembro de 2011 e janeiro e fevereiro de 2012, nas unidades produtivas da empresa localizadas nos Estados de S&atilde;o Paulo e Minas Gerais.</div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </div> </span></span></div> <div>&nbsp;</div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div>A Pr&oacute;Imagem foi a empresa de comunica&ccedil;&atilde;o escolhida para a realiza&ccedil;&atilde;o do trabalho em fun&ccedil;&atilde;o de sua expertise na metodologia aplicada. O relat&oacute;rio final apresentou uma combina&ccedil;&atilde;o dos resultados qualitativo e quantitativo, de maneira a oferecer um embasamento mais correto e preciso para que a empresa pudesse planejar da forma mais adequada a comunica&ccedil;&atilde;o para seu p&uacute;blico interno.</div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div>&nbsp;</div> </span><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> </span></span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </div> </span></span></div> <div style="margin-left: 40px; "><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div><strong>Desenvolvimento do trabalho</strong>&nbsp;</div> </span></span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div>&nbsp;</div> </span></span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div>Para a pesquisa qualitativa, as entrevistas foram realizadas diretamente nas unidades, com a equipe de auditores da Pr&oacute;Imagem se deslocando at&eacute; os locais. Para isso, foi elaborado um planejamento com previs&atilde;o de datas, per&iacute;odos, tempo de perman&ecirc;ncia no local e defini&ccedil;&atilde;o do dimensionamento da equipe ideal, al&eacute;m da defini&ccedil;&atilde;o dos representantes locais para apoio e a sele&ccedil;&atilde;o dos empregados que seriam ouvidos para as entrevistas.</div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </div> </span></span></div> <div>&nbsp;</div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div>Nesta fase, foram entrevistados 157 empregados individualmente, mais 160 em 16 focus groups. Cada grupo era composto por empregados de diversos n&iacute;veis de modo a facilitar o debate entre os participantes e proporcionar aos auditores uma vis&atilde;o mais ampla do processo comunicacional da empresa e das percep&ccedil;&otilde;es apontadas pelos entrevistados.</div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </div> </span></span></div> <div>&nbsp;</div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div>No caso da pesquisa quantitativa, foram encaminhados 8.149 (100% do efetivo da empresa) question&aacute;rios, distribu&iacute;dos entre todas as unidades. Os question&aacute;rios foram respondidos nos n&iacute;veis: eletr&ocirc;nico, por aqueles empregados com acesso direto a computadores; e impresso, para os demais. Destes, foram tabulados 3.338 question&aacute;rios, 40,5% do total.</div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </div> </span></span></div> <div>&nbsp;</div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div>Terminada a fase da coleta de informa&ccedil;&otilde;es, a equipe Pr&oacute;Imagem analisou, tanto por unidades quanto no geral, o material coletado e gerou um relat&oacute;rio completo e abrangente que vai possibilitar &agrave; Magneti Marelli prever a&ccedil;&otilde;es mais adequadas para organizar e direcionar a comunica&ccedil;&atilde;o para seus objetivos estrat&eacute;gicos.</div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </div> </span></span></div> <div>&nbsp;</div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div>Para Fab&iacute;ola Sanchez, da &aacute;rea de Comunica&ccedil;&atilde;o e Marketing da Marelli, o trabalho da Pr&oacute;Imagem foi fundamental para que a empresa pudesse ter uma vis&atilde;o mais acurada do atual est&aacute;gio da comunica&ccedil;&atilde;o interna da empresa.</div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </div> </span></span></div> <div style="margin-left: 40px; ">&nbsp;</div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div style="margin-left: 40px; ">&ldquo;A metodologia casada - do diagn&oacute;stico combinado - nos permitiu ter uma quantidade maior de participantes, por&eacute;m sem perder a profundidade das opini&otilde;es e o resultado, nesse sentido, foi muito interessante&rdquo;.</div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div style="margin-left: 40px; "><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </span></div> <div style="margin-left: 40px; "><font face="Arial"><span style="font-size: 14px;"><br /> </span></font></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div>Com a entrega do relat&oacute;rio com o diagn&oacute;stico quali-quantitativo combinado e a sugest&atilde;o de um Plano de A&ccedil;&atilde;o Recomendado, baseado no diagn&oacute;stico, a Pr&oacute;Imagem concluiu o trabalho e recebeu a confirma&ccedil;&atilde;o de que as a&ccedil;&otilde;es recomendadas seriam gradativamente implantadas.</div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; ">&nbsp;</span></span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; ">Com cerca de um m&ecirc;s ap&oacute;s a entrega do relat&oacute;rio e do plano de a&ccedil;&atilde;o, a &aacute;rea de comunica&ccedil;&atilde;o interna da Marelli j&aacute; implantou v&aacute;rias mudan&ccedil;as e atividades e segue em seu cronograma, que visa o aperfei&ccedil;oamento da &aacute;rea, a fim de ampliar seu escopo e posicionamento global, tanto corporativo quanto regional.</span></span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "><br type="_moz" /> </span></span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; ">A &aacute;rea de comunica&ccedil;&atilde;o interna da Marelli est&aacute; refor&ccedil;ando o seu alto n&iacute;vel de qualidade e sua posi&ccedil;&atilde;o de destaque e modelo para o mercado. </span></span></div> <div>&nbsp;</div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; ">Ela est&aacute; fazendo comunica&ccedil;&atilde;o interna do modo certo desde o in&iacute;cio.</span></span></div>