Voltar
Home Blog Voltar

Estamos a bordo, navegando

Postado em: 04/11/2008 por Flávio Schmidt

Este é o primeiríssimo post do Blog do Flávio no universoRP.net.

Portanto, é com muita satisfação que apresento esse novo espaço de reflexão e diálogo sobre Relações Públicas. Sua criação tem um motivo significativo, que gostaria de compartilhar com você em breves palavras.

Passei a minha vida profissional atuando em consultorias e ajudando empresas a serem melhores organizações. Não sei se consegui realmente fazê-las melhor, mas com certeza deixei nelas uma semente de como Relações Púbicas pode ajudar uma empresa a ser responsável e assumir um papel de cidadania, incorporando em sua imagem respeito e reputação. Também passei boa parte de minha vida profissional atuando nas entidades e instituições da categoria, procurando fazer valer seus propósitos. Penso que lá também deixei realizada uma proposta com o objetivo de satisfazer os interesses comuns de tantos segmentos envolvidos nessa área. Durante um período lecionei numa universidade com o objetivo de formar jovens para a nossa profissão, orientá-los sobre os reais propósitos de Relações Púbicas e encantá-los sobre o que poderiam fazer como agentes transformadores da sociedade.

Em cada um desses setores, trabalhei observando e interpretando as mudanças e evolução do mercado, mas também, sempre que necessário, fiz análises críticas para que o mercado respeitasse os fundamentos e princípios dessa atividade. Hoje, observo que Relações Públicas teve um crescimento vertiginoso no mercado e que praticamente todas as empresas estão de alguma forma investindo nessa área. Isso chega a ser fantástico.

Entretanto, como todo crescimento vertiginoso carrega uma diversidade natural, essa área cresceu se expandindo em várias direções. Como o mercado cobra o imediatismo, a atividade de Relações Públicas foi sendo incorporada com esse viés, diversificada, num ritmo acelerado em busca de resultados imediatos. 

Por causa disso, dá para observar que se formou uma nova atividade com base em princípios de outras áreas de comunicação, compondo uma miscelânea de técnicas que tem como principal objetivo atender as demandas e exigências do mercado, mas distanciando-a cada vez mais de sua essência e natureza.

Do ponto de vista do mercado, tudo certo, mas do ponto de vista de Relações Públicas, nem tudo está certo. 

Como não poderia deixar de ser, senti falta de um espaço que discutisse esse fato em particular e essa ausência me levou a criar o universoRP.net, que apresento agora a todos vocês.

O universoRP.net foi criado com a intenção de entender as várias formas como Relações Públicas está sendo praticada e promover o aprofundamento e a análise dos temas em evidência. Tudo isso, visando aperfeiçoar o conhecimento sobre essa atividade e desenvolver uma percepção correta de sua natureza e finalidade. O Blog do Flávio faz parte do universoRP.net e foi criado com o objetivo exclusivo de estimular o diálogo e o debate entre profissionais, estudantes e interessados no assunto.

Para dar apoio aos posts do Blog do Flávio foi criada a seção +Artigos que visa  aprofundar os temas discutidos e trazer novos elementos para a reflexão. Leia o artigo de abertura “Relações Públicas também faz parte do jeitinho brasileiro” e faça sua reflexão. 

Espero sinceramente que essa iniciativa alcance sucesso, pois será mais uma pequena contribuição, que todos nós daremos, para a manutenção da qualidade de Relações Púbicas e para o reconhecimento de que o sucesso de todos – profissionais e empresas - depende exclusivamente dos resultados que esta fantástica atividade pode oferecer.

Aproveite e navegue pelo site inteiro. Conheça os conteúdos de PróImagem e do universoRP.net.  Faça seus comentários, dê sua opinião a respeito e lembre-se: o sucesso desse movimento depende diretamente de sua participação.

A partir de agora, como sempre, estamos a bordo, navegando.

Um abraço
 

Comentário em: 11/11/2008 | Por Luís Schmidt
Parabéns pelo lancamento! Gostaria de estar ai no dia do lancamento para vermos juntos a repercursao, mas tudo bem! Te desejo muito sucesso neste novo projeto!
Comentário em: 10/11/2008 | Por Gisele Lorenzetti
Flavio, parabéns pela iniciativa. Todo espaço para discussão, debate e troca de idéias é muito bem-vinda. Principalmente no momento atual, onde a velocidade das transformações é enorme. A produção de conhecimento tem se dado de forma coletiva e participativa e, tenho certeza, este espaço muito contribuirá para isso.
Comentário em: 10/11/2008 | Por Marcelo Burgos
Flávio, que bom! Temos mais um ponto de contato e sobretudo de aprendizado. Um abraço e muito sucesso para você
Comentário em: 10/11/2008 | Por PAULO DE TARSO MARQUES
FLÁVIO, AO TE DESEJAR SUCESSO POSSO IMAGINAR SUA ANSIEDADE PELO RESULTADO DE TANTO TRABALHO E DEDICAÇÃO PARA TRANSFORMAR EM REALIDADE ESTE ESFORÇO NA PRESERVAÇÃO DA PROFISSÃO. ACREDITO QUE A INICIATIVA DEMONSTRADA NO UNIVERSORP.NET, É MAIS QUE UMA FERRAMENTA, UM CANTO AMIGO PARA DESBASTAR ARESTAS E POLIR AÇÕES. REITERO AS PALAVRAS DO CAIXETA E SAIBA QUE TEM UM FIEL ESCUDEIRO AQUI (NO INTERIOR) TAMBÉM. PRETENDO PASSAR SEMPRE.
Comentário em: 10/11/2008 | Por Prof. Ronald Pinheiro
Prezado Flávio Fiquei sabendo de sua iniciativa pela nossa amiga Leni. Parabéns! Apesar de estar afastado da vida empresarial e acadêmica continuo ligadíssimo em tudo que envolve a Comunicação Social (Publicidade Propaganda, Relações Públicas e Marketing). Sucesso. Conte comigo. Prof. Ronald
Comentário em: 10/11/2008 | Por Marcos Fernando Evangelista
Caríssimo Flávio Amei sua iniciativa universoRP.net. O seu Estamos a bordo, navegando parece que foi escrito em comum, pois comungo plenamente tudo o que vc aí aborda. Seriam muitas coisas a falar, mas no momento, o importante é lhe parabenizar por esse mais um dos seus oportunos e altamente construtivos trabalhos de profissional altamente competente, ser humano construtivo e pro-ativo. Vou participar com muito orgulho e estarei torcendo para que toda a nossa classe participe, contribua e entre a bordo para navegar também nesse processo altamente construtivo. Sucesso e obrigado por me proporcionar interagir com esse mundo de RELAÇÕES PÚBLICAS. Um forte abraço de Marcos Fernando Evangelista CONRERP / RJ 132
Comentário em: 10/11/2008 | Por Kátia Pecoraro
Olááá!!! Que bom que o portal saiu! Desejo sucesso como todos aqui, prometo passar para discutir vez por outra (já que acha que eu costumo levantar polêmicas interessantes... rsrsrsr... - é a minha especialidade!) e vamos ver no que as nossas queridas RRPP vão se transformar daqui para a frente, no Brasil. Jeitinho brasileiro? Sei não... acho mais que faz parte das idas e vindas da evolução histórica de qualquer processo cultural (como o é uma profissão) que o homem tenha inventado... Mas, oportunamente, discutiremos! Não deixe de postar os resultados da pequisa! E vamos reiventar juntos essa atividade... Cheers! Beijão! Kátia Pecoraro
Comentário em: 09/11/2008 | Por Leni Calderaro Pontinha
Parabéns Flávio!!!! Muito bom termos o PróImagem - precisavamos desse espaço. Forte abraço.
Comentário em: 09/11/2008 | Por Andreia Xavier
Parabéns e muito sucesso!!! Comungo da mesma opinião que você sobre o RRPP. Sempre que der darie uma passadinha para lida dos artigos e novidades. Abraços
Comentário em: 09/11/2008 | Por Marcello Chamusca
Prezado Flávio: O seu portal está simplesmente maravilhoso. Parabéns pela conquista. Certamente a sua presença na rede de forma sistemática ampliará significativamente a qualidade das relações públicas digitais no Brasil. Conte comigo e com o Portal RP-Bahia (www.rp-bahia.com.br) para tudo o que estiver ao meu alcance! Um grande abraço do amigo Marcello Chamusca
Comentário em: 09/11/2008 | Por Jorge Eduardo de Araújo Caixêta
Meu Presidente, Matou a minha curiosidade. Teremos muito para debater. Como diziam os latinos, que seu blog dure, perdure e incomode "ad multos annos". Sucessos mesmo. O abraço amigo e a cumplicidade declarada de seu sempre fiel escudeiro Caixêta
Comentário em: 09/11/2008 | Por Marcia Ceschini
Flávio, bem vindo ao universo da RP 2.0. É um prazer ter vc, como blogueiro. Vou linkar o blog do Flávio no Oras Blog: http://orasblog2.blogspot.com Abraços
Comentário em: 09/11/2008 | Por Rodrigo Cogo
Flávio, temos um convívio virtual muito intenso e aproveitamos sempre muito bem nossos contatos presenciais. E isto há muito muito tempo. Daí que seria impossível não inaugurar esta seção de comentários: não para uma "rasgação de seda" polida ou diplomática, mas sim pela confiança de que você vai fazer diferença positiva neste ambiente digital, tanto quanto já faz como profissional no mercado. Sucesso e força aqui do Mundo-RP / www.mundorp.com.br .
Comentário em: 06/11/2008 | Por Isa
Sucesso!!!



Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios

Entre em contato conosco pelo formulário abaixo:

Nome: * Nome (obrigatório)
Email: * Email (não será publicado) (obrigatório)
Mensagem:
*














Voltar Home Topo
Copyright © Todos os Direitos Reservados
Pro Imagem e Universo RP são marcas registradas.

Desenvolvimento
W2 Websites