Voltar
Home Blog Voltar

Marta Dourado, uma vida profissional baseada na qualidade e na sofisticação dos resultados.

Postado em: 13/07/2010 por Flávio Schmidt
 
 
Marta Dourado é considerada hoje uma das mais importantes profissionais de Relações Públicas e ocupa lugar de destaque nesse setor, principalmente, entre as mulheres profissionais de nossa profissão.
 
Além de ter dedicado sua vida profissional ao melhor da atividade, ela é também uma referência com sua agência de Comunicação, a Fundamento Comunicação Empresarial.
 
Com 20 anos de atuação no mercado, a Fundamento é considerada uma agência premium, que desenvolve seus trabalhos com princípios, conteúdo, qualidade e eficiência na área de Relações Públicas. Ela se destaca por ser uma agência referência na área de consultoria e de serviços de alta qualidade, voltados para as necessidades dos clientes.
 
Sua nova e desafiadora meta agora é desenvolver mais seus atributos e tornar-se uma agência admirada e desejada para se trabalhar, pelos seus clientes e pelo mercado. Para ela, a comunicação é fazer melhor o que o cliente faz de bom e melhorar o que o cliente já tem de melhor.
 
Para conhecer mais a profissional e sua agência, o universorp foi conversar diretamente com Marta Dourado. Nessa entrevista ela fala um pouco de tudo, de sua trajetória profissional e da consolidação da Fundamento no mercado e de sua visão estratégica de Relações Públicas como base para a comunicação eficaz.
 
 
Você poderia falar um pouco de sua trajetória profissional? Sobre desenvolvimento, desafios e crescimento?
 
Eu comecei a trabalhar muito cedo, antes mesmo da faculdade. Sempre procurei ampliar minhas experiências para além do óbvio. Iniciei no laboratório fotográfico do pai de um amigo. Uma época bem diferente da fotografia de hoje; nós fotografávamos, revelávamos os filmes, criávamos efeitos especiais de forma experimental.
 
Entrei na ECA muito jovem, com 17 anos. Nos primeiros anos da faculdade, trabalhei com pesquisa mercadológica. Depois, estagiei dois anos na Secretaria de Comunicação, no Palácio do Governo. Eu acredito que aproveitei bem todas as oportunidades que se apresentaram.
 
E de cada uma tirei algo que utilizo até hoje: da foto, o senso estético, da pesquisa, a visão metodológica, e assim por diante. Como eu levei tudo muito a sério, aos 23 anos de idade eu já era coordenadora de comunicação e marketing de uma empresa americana, a Sperry-Vickers, atual Unisys.
 
Um dia, achei que era cedo demais para estar tão comprometida com tantas responsabilidades. Vendi meus poucos bens; minha moto, basicamente, e resolvi viajar. Passei três anos na Inglaterra, estudando e trabalhando na rádio BBC e no COI. Viajei pela Europa e pela Ásia durante vários meses.
 
Essas experiências foram fantásticas e mudaram meu modo de ver o mundo. Acho que por isso a Fundamento desde cedo sempre teve conexões com outros países. Nunca quisemos ser uma agência internacional, mas temos um extenso portfólio de projetos internacionais realizados e uma rede de contatos em cerca de 40 países de todos os continentes. Finalmente, aos 28 anos, de volta ao Brasil, abri a Fundamento.
 
 
O que a levou a criar a Fundamento e porque você escolheu esse nome?
 
Quando começamos a agência – Sabrina Mendonça e eu – queríamos um nome que transmitisse a seriedade e a profundidade que dedicamos à comunicação empresarial. Inicialmente, pensamos em Conceito. Mas descobrimos que havia uma consultoria de RH com o mesmo nome. Então, achamos que Fundamento transmitiria essa mesma idéia. Até hoje, gosto muito desse nome, ele transmite força, consistência; um trabalho bem embasado, que é a nossa marca.
 
 
Como a Fundamento atua hoje no mercado?
 
Após 20 anos de existência, a Fundamento é uma agência consolidada, sempre com foco em projetos de comunicação voltados para vários públicos. Não temos o objetivo de crescer a qualquer custo, mas de estar no topo em termos de qualidade. Nosso posicionamento é o de entregar um trabalho Premium, mais sofisticado que a média do mercado. Hoje, além dos serviços e ações oferecidos pelas unidades de atendimento, contamos também com áreas de especialidades: Análises, Treinamento, Eventos, Digital, Design.
 
 
Qual é a principal característica e diferencial da Fundamento?
 
O diferencial é exatamente aquele que tem a ver com a qualidade em tudo que fazemos. Costumamos expressar esse diferencial numa política interna que chamamos de Três C’s: Consistência no planejamento, Criatividade na estratégia e Controle na execução.
 
 
O que levou a Fundamento a fazer a parceria com a ProImagem?
 
Acredito que o Flávio Schmidt é um profissional com quem compartilhamos visões importantes em relação ao trabalho. Ambos acreditamos em soluções de comunicação baseadas em análises profundas dos cenários nos ambientes de negócios e descartamos uma certa superficialidade com que se tratam as ferramentas de comunicação. O foco da parceria são projetos especiais, diferenciados, que dependem dessa visão mais conceitual para virem a acontecer.
 
 
Como você vê o mercado de comunicação atual?
 
Os últimos anos representam, em minha opinião, um momento especial do mercado. Várias atividades passaram a ter um reconhecimento superior; como é o caso da comunicação interna, por exemplo. Enquanto outras como a assessoria de imprensa, se desvalorizaram. Acho que nossa atividade exigirá cada vez mais da nossa capacidade de pensar de forma sistemática com profundidade, o que é muito estimulante.
 
 
 
 

Ver todas as Entrevistas
Voltar Home Topo
Copyright © Todos os Direitos Reservados
Pro Imagem e Universo RP são marcas registradas.

Desenvolvimento
W2 Websites