Voltar
Home Blog Voltar

A Comunicação Interna na minha casa

Postado em: 10/02/2011 por Flávio Schmidt
 
Alguma vez, algum dia, você já pensou, pelo menos por um segundo, em criar algum mecanismo de comunicação interna na sua casa? Para ilustrar essa reflexão, leia o artigo “A comunicação interna da minha casa” publicado no site universoRP.
 
Confesso que algumas vezes pensei que alguma forma organizada de comunicação interna dentro de casa poderia ajudar a resolver as nossas deficiências de comunicação. Mas ao mesmo tempo, certamente já pensei que qualquer coisa mais formal seria uma loucura.
 
Pois bem, se nós mesmos, profissionais de comunicação achamos loucura formalizar qualquer processo de comunicação em casa é porque acreditamos na potencialidade e no resultado da comunicação de relacionamento que estabelecemos em família desde criança.
 
Daí vem a questão seguinte: se é assim em casa com nossos familiares, porque tem que ser diferente na empresa?
 
Na verdade, o que está em discussão não é exatamente a eficiência da comunicação de relacionamento, porque esse processo já está demasiadamente comprovado. O que devemos discutir é a organização desse processo dentro da empresa.
 
Então, temos duas conclusões concretas: esse tipo de comunicação é o mais eficiente e para ser implantado na empresa, ao contrário de nossa casa, precisa ser feito de forma organizada.
 
A questão que deve ser colocada, então, é como fazer isso. As condições gerais do ambiente, o clima, a familiaridade com o processo contribuem para que ele seja aceito e praticado. Falta então, você ter um plano estratégico para fazer isso, as ações e atividades e as formas táticas para implantar a comunicação de relacionamento.
 
Se você não quer ser ousado para propor uma mudança para toda a organização, então faça isso com um pequeno grupo de colaboradores.
 
Crie sua primeira rede de comunicação. Tome como exemplo sua lista de nomes, emails e acessos que você utiliza em seu celular para se comunicar com o mundo pelas redes sociais.
 
O processo é o mesmo, você só tem que fazer isso com esse pequeno grupo inicial que você escolheu dentro da empresa.
 
Esse é o primeiro passo, se você acredita nisso, acompanhe aqui no Blog e no site da PróImagem, nos próximos posts, artigos e referências mais informações sobre porque e como implantar sua rede de relacionamento dentro da empresa.
 
Mas eu não acho que posso saber tudo, nem que seja capaz de fazer tudo, por isso espero sua contribuição, com suas sugestões, idéias e dicas para construirmos aqui um processo claro para que todos possam revolucionar a comunicação interna da empresa.
 
Faça comentários, questione as idéias apresentadas e encaminhe suas sugestões e principalmente suas experiências nessa área.
 
Comece lendo o artigo publicado nesse site e já encaminhe sua opinião.
 
Valeu e um abraço
 
Flávio Schmidt 



Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios

Entre em contato conosco pelo formulário abaixo:

Nome: * Nome (obrigatório)
Email: * Email (não será publicado) (obrigatório)
Mensagem:
*














Voltar Home Topo
Copyright © Todos os Direitos Reservados
Pro Imagem e Universo RP são marcas registradas.

Desenvolvimento
W2 Websites