Voltar
Home Blog Voltar

Imagem e Continuidade dos Negócios

Postado em: 11/07/2011 por Flávio Schmidt
  
Já faz muito tempo que os comunicadores passaram a pensar em mais coisas do que apenas imaginar que estavam cuidando da imagem da organização.
  
Hoje em dia, os profissionais têm muito mais responsabilidades para formar e consolidar a imagem de sua empresa do que antes. Não que a imagem empresarial tenha deixado de valer como resultado final. Ela continua como objetivo maior, mas são tantos os desafios para consegui-la que o profissional de comunicação tem um longo caminho para alcançá-la.
 
As condições para manter a imagem positiva da empresa são muito mais amplas do que a qualquer tempo atrás. Hoje em dia o profissional tem que se preocupar com atributos externos impostos pelo desenvolvimento do mercado como meio ambiente, responsabilidade social, sustentabilidade, o desenvolvimento da tecnologia, as redes sociais e muitos outros fatores, do que apenas contar para os seus públicos o que a empresa é e o que ela faz.
 
Os tempos mudaram de verdade. Antigamente cada área dentro da empresa tinha vida própria e a comunicação não se envolvia diretamente com suas atividades. Tomava conhecimento e divulgava. Trabalhava com primor a informação para angariar boa vontade dos públicos e gerenciava crises quando ela se estabelecia. Muitas vezes a própria área de comunicação era pega de surpresa.
 
Hoje o profissional consciente e competente sabe que tudo isso não faz mais parte de seu mundo. Agora o profissional tem que ser agente de transformação e fazer parte de cada área e departamento. Para alcançar seu objetivo maior, ele é responsável também pela continuidade dos negócios da empresa e para isso, tem que pensar no que precisa fazer para dar sua contribuição nesse sentido. Trata-se de um mundo novo para a comunicação e isso o profissional ainda precisa aprender a fazer.
 
A empresa não pode mais se dar ao luxo de viver uma crise, porque nas condições atuais elas são praticamente incontroláveis. As ferramentas tradicionais de gerenciamento de crises não têm mais o efeito de antes. E se o profissional continuar a utilizá-las como meios oficiais vai permitir que a empresa tenha muitos prejuízos e perderá o pouco prestigio que lhe resta.
 
O profissional agora tem que se preocupar com tudo o que se refere à continuidade dos negócios, seja em que setor, área ou departamento for. O profissional de comunicação tem que estar presente e participar efetivamente de todos eles.
 
Para entender esse novo papel do profissional de comunicação e saber o que ele tem que fazer, venha conhecer o novo curso de comunicação de crise, organizado pela PróImagem.
 
Veja as referências do curso na home do site.
 
Amanhã irei falar um pouco mais dessas novas características do profissional de comunicação.
 
Um abraço



Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios

Entre em contato conosco pelo formulário abaixo:

Nome: * Nome (obrigatório)
Email: * Email (não será publicado) (obrigatório)
Mensagem:
*














Voltar Home Topo
Copyright © Todos os Direitos Reservados
Pro Imagem e Universo RP são marcas registradas.

Desenvolvimento
W2 Websites