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PróImagem finaliza pesquisa quali-quantitativa na Magneti Marelli

Postado em: 18/03/2012 por Flávio Schmidt
<div><font face="Arial"><span style="font-size: 14px;"><br /> </span></font><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div><strong>Expertise na combinação de resultados fez a diferença para o cliente</strong></div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </div> </span></span></div> <div> </div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div>Conhecer o ambiente de comunicação em cada uma das unidades fabris da empresa a fim de diagnosticar o nível dos processos de comunicação interna, identificar as características e melhores práticas existentes, avaliar os veículos oficiais corporativos e locais e, especialmente, identificar as percepções e expectativas dos empregados nesse ambiente.</div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </div> </span></span></div> <div> </div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div>Esses foram os objetivos da Pesquisa de Opinião sobre a Comunicação Interna da Magneti Marelli, empresa de autopeças do Grupo Fiat. A pesquisa foi realizada pela equipe da Pró-Imagem, durante os meses de dezembro de 2011 e janeiro e fevereiro de 2012, nas unidades produtivas da empresa localizadas nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.</div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </div> </span></span></div> <div> </div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div>A PróImagem foi a empresa de comunicação escolhida para a realização do trabalho em função de sua expertise na metodologia aplicada. O relatório final apresentou uma combinação dos resultados qualitativo e quantitativo, de maneira a oferecer um embasamento mais correto e preciso para que a empresa pudesse planejar da forma mais adequada a comunicação para seu público interno.</div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div> </div> </span><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> </span></span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </div> </span></span></div> <div style="margin-left: 40px; "><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div><strong>Desenvolvimento do trabalho</strong> </div> </span></span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div> </div> </span></span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div>Para a pesquisa qualitativa, as entrevistas foram realizadas diretamente nas unidades, com a equipe de auditores da PróImagem se deslocando até os locais. Para isso, foi elaborado um planejamento com previsão de datas, períodos, tempo de permanência no local e definição do dimensionamento da equipe ideal, além da definição dos representantes locais para apoio e a seleção dos empregados que seriam ouvidos para as entrevistas.</div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </div> </span></span></div> <div> </div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div>Nesta fase, foram entrevistados 157 empregados individualmente, mais 160 em 16 focus groups. Cada grupo era composto por empregados de diversos níveis de modo a facilitar o debate entre os participantes e proporcionar aos auditores uma visão mais ampla do processo comunicacional da empresa e das percepções apontadas pelos entrevistados.</div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </div> </span></span></div> <div> </div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div>No caso da pesquisa quantitativa, foram encaminhados 8.149 (100% do efetivo da empresa) questionários, distribuídos entre todas as unidades. Os questionários foram respondidos nos níveis: eletrônico, por aqueles empregados com acesso direto a computadores; e impresso, para os demais. Destes, foram tabulados 3.338 questionários, 40,5% do total.</div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </div> </span></span></div> <div> </div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div>Terminada a fase da coleta de informações, a equipe PróImagem analisou, tanto por unidades quanto no geral, o material coletado e gerou um relatório completo e abrangente que vai possibilitar à Magneti Marelli prever ações mais adequadas para organizar e direcionar a comunicação para seus objetivos estratégicos.</div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </div> </span></span></div> <div> </div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div>Para Fabíola Sanchez, da área de Comunicação e Marketing da Marelli, o trabalho da PróImagem foi fundamental para que a empresa pudesse ter uma visão mais acurada do atual estágio da comunicação interna da empresa.</div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </div> </span></span></div> <div style="margin-left: 40px; "> </div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div style="margin-left: 40px; ">“A metodologia casada - do diagnóstico combinado - nos permitiu ter uma quantidade maior de participantes, porém sem perder a profundidade das opiniões e o resultado, nesse sentido, foi muito interessante”.</div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div style="margin-left: 40px; "><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </span></div> <div style="margin-left: 40px; "><font face="Arial"><span style="font-size: 14px;"><br /> </span></font></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> <div>Com a entrega do relatório com o diagnóstico quali-quantitativo combinado e a sugestão de um Plano de Ação Recomendado, baseado no diagnóstico, a PróImagem concluiu o trabalho e recebeu a confirmação de que as ações recomendadas seriam gradativamente implantadas.</div> </span></span><span style="font-family: Arial; "> <div><span style="font-family: Arial; "> </span></div> </span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "> </span></span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; ">Com cerca de um mês após a entrega do relatório e do plano de ação, a área de comunicação interna da Marelli já implantou várias mudanças e atividades e segue em seu cronograma, que visa o aperfeiçoamento da área, a fim de ampliar seu escopo e posicionamento global, tanto corporativo quanto regional.</span></span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; "><br type="_moz" /> </span></span></div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; ">A área de comunicação interna da Marelli está reforçando o seu alto nível de qualidade e sua posição de destaque e modelo para o mercado. </span></span></div> <div> </div> <div><span style="font-size: larger; "><span style="font-family: Arial; ">Ela está fazendo comunicação interna do modo certo desde o início.</span></span></div>

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