O risco de acontecimentos indesejáveis inesperados numa organização sempre existiu, mas hoje é real, constante e permanente. Uma ocorrência desse tipo traz conseqüências desagradáveis para a empresa, não somente de imagem e reputação, mas também financeira, o que pode por tudo a perder.
Mas isso só ocorre quando se tratam de emergências, não de crises.
Crises são diferentes de emergências. Elas podem ser perfeitamente antecipadas.
A simples identificação do risco de uma crise reduz mais de 50% de sua ocorrência. E, em 100% das vezes, a empresa pode identificar o risco antecipadamente antes que ele se transforme numa crise. Portanto, a melhor conduta organizacional é a empresa estar preparada com um plano de ação preventivo e de tratamento antecipado.
A preparação prévia permite observar indícios e antecipar crises e evitar que elas ocorram, eliminando de vez as emergências. Assumir o controle dos riscos, antecipar ocorrências e administrar o processo é uma questão de responsabilidade corporativa, de todas as áreas, inclusive e essencialmente da comunicação. Senão, a comunicação falha, a crise se espalha e a empresa perde o controle da situação.
Antecipar é preciso. Ter o controle é fundamental.
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