Nesses últimos dias, fazendo a leitura do noticiário geral sobre a crise e o comportamento das empresas, fiquei observando como todos estão reagindo diante dessa situação.
As empresas mandaram reduzir custos, interromper projetos e fazer os cortes necessários para sua sobrevivência. Orientaram todos a assumirem atitudes de precaução e solicitaram que permaneçam em estado de alerta. O turbilhão passou, passaram as férias e todos praticamente retomaram a suas atividades normais. Entretanto, dá para perceber um clima geral de apatia.
Você não foi atingido diretamente por esse mal, mas ele envolve sua sensibilidade e humor. Você sabe que tem que continuar, mas aquela sensação de impotência tira sua disposição e entusiasmo. O que está acontecendo com você?
Estão todos praticando a contemplação do mercado. Estão vivendo a síndrome da passividade à espera do que irá acontecer. Por quanto tempo a contemplação será sustentável? Por quanto tempo esse estado de passividade permanecerá? Assim como o mercado impôs essa situação de crise, ele também irá impor a retomada da situação normal dos negócios. Uma crise não perdura.
O último noticiário sobre a expectativa de crescimento dos países para esse ano aponta que os países desenvolvidos permanecerão nos mesmos níveis atuais, mas que os países emergentes, entre eles o Brasil, crescerão de 2 a 3%. É uma expectativa, mas o país pode trabalhar para crescer mais e superar os 3 ou 4%.
Afinal, expectativa por expectativa, porque não apostar na expectativa positiva do crescimento?
Se este conceito for disseminado, as empresas se conscientizarão mais rapidamente e começarão a corrida para a ação de forma antecipada. A responsabilidade desse movimento positivo é da Comunicação Corporativa. Se os profissionais de comunicação assumirem esse papel, sairão na frente.
Independente da nuvem cinzenta da crise, as empresas estão cheias de resultados operacionais positivos e o começo do ano é o melhor momento para demonstrar isso e marcar posições relevantes no mercado.
Basta criarem campanhas positivas de informação, fazendo demonstração de resultados e dos planos de metas e crescimento para 2009.
As empresas que fizerem isso agora serão as líderes do movimento e lembradas por serem ativas e ágeis contra a passividade.
Abaixo a passividade. Aposte na expectativa positiva. Confie em você.