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Salão do Turismo – Roteiros do Brasil: uma estratégia mobilizadora.

Postado em: 15/02/2009 por Flávio Schmidt

O Salão do Turismo foi planejado como estratégia do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, lançado em abril de 2004, pelo Ministério do Turismo, para ser um espaço de promoção e apoio à comercialização dos roteiros estruturados pelo Programa.

Pode-se dizer que o Salão é a grande vitrine do turismo brasileiro apresentada em São Paulo, maior mercado emissor do país. É no Salão do Turismo que o cidadão tem oportunidade de conhecer o trabalho do Governo Federal nesse setor que tem expressiva contribuição no desenvolvimento econômico do Brasil.

A mostra de roteiros turísticos é o coração do evento. É nesse espaço que os 26 estados e o Distrito Federal destacam o processo de estruturação de roteiros, seguindo a proposta da Regionalização de ampliar as ações centradas nas unidades municipais por meio de uma política pública capaz de provocar mudanças e coordenar uma articulação de ações nas esferas local, estadual e nacional.

O Programa de Regionalização foi elaborado a partir das orientações contidas no Plano Nacional do Turismo (PNT) 2003-2007. Seu principal desafio foi o de implementar no país uma nova perspectiva para o turismo brasileiro, por meio de uma gestão descentralizada, tendo como base os princípios da flexibilidade, articulação e mobilização.

A realização da primeira edição do Salão do Turismo, realizado de 1 a 5 de junho de 2005, na cidade de São Paulo, possibilitou a percepção de uma nova realidade para o turismo brasileiro. As Unidades da Federação passaram a ter maior clareza sobre a importância de estruturar regiões turísticas com o objetivo de organizar a oferta do Brasil. Isso evidenciou o amadurecimento das ações propostas pela Regionalização e, a partir daí, iniciou-se o trabalho de reordenamento e redefinição dessas regiões, com intuito de qualificar os produtos a serem ofertados ao mercado.

Por meio de reuniões, seminários e oficinas, os Órgãos Oficiais de Turismo, com orientação do MTur, desenharam o Mapa da Regionalização, com 200 regiões turísticas e 3.819 municípios. Esse trabalho, que seguiu as orientações do Plano Nacional de Turismo e das diretrizes operacionais e políticas do Programa de Regionalização, retrata o cenário atual da oferta turística brasileira.

O passo seguinte, após o mapeamento da oferta turística brasileira, foi selecionar os roteiros turísticos que estariam em exposição no 2º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, realizado de 2 a 6 de junho de 2006, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo.

Nessa edição do Salão do Turismo o Balcão de Comercialização integrou a estrutura do evento. Esse ambiente comercial atendeu uma reivindicação do público, demonstrada no 1° Salão do Turismo, e sinalizou a vocação do Salão como um centro de comercialização de destinos, roteiros, produtos e serviços turísticos do Brasil para o público final.

A terceira e mais recente edição do Salão do Turismo, realizada em 2008, contava com a seguinte estrutura: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização, Vitrine Brasil (produção associada ao turismo), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa).

As diversidades regionais, culturais, naturais, gastronômicas e artísticas dos roteiros turísticos em exposição nessa edição continuaram atraindo o público para o evento. Mas a novidade ficou por conta da Área de Comercialização, onde os visitantes tinham oportunidade de adquirir pacotes com os destinos e roteiros apresentados no evento, além de outros produtos e serviços turísticos.

O público do Salão do Turismo inclui gestores públicos, empreendedores de micro e pequenas empresas, profissionais do setor, operadores e agentes do turismo receptivo, imprensa, pesquisadores, sociedade civil organizada, professores de instituições de ensino superior de turismo e hotelaria, estudantes e visitantes em geral.

O Salão é a maior mostra nacional do turismo do Brasil e está consolidado como instrumento de mobilização e promoção dos destinos turísticos do país. È a grande mostra de resultados das ações realizadas no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, executado com a participação de mais de 40 mil pessoas em todo o País, integrantes da Rede Nacional de Regionalização do Turismo.

Em 2009, o Salão do Turismo será realizado de 1°a 5 de julho, no Anhembi, em São Paulo. O evento contará com a mesma estrutura dos anos anteriores, e irá trazer algumas novidades que estão sendo definidas pelas Coordenações Geral e Executiva em conjunto com as Coordenações dos módulos de atividades no MTur e com a organizadora oficial. Mais informações estão disponíveis em www.salao.turismo.gov.br.


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